Receitas

Delícia de Peguari

Peguari é um fruto do mar, um  molusco que mora dentro de um búzio muito usado em decoração na Bahia e também um prato típico da comida baiana , especialmente da Ilha de Maré, na Bahia.

No início do ano, com o intuito de  combater a pesca irregular e de também promover  a iguaria e o seu valor acontece a Festa do Peguari e Frutos do Mar lá em Ilha de Maré.

Existem várias formas de se preparar o pequari: salada , vinagrete, moqueca caldo ou azeite doce e pimenta. Segue aqui uma de caldo muito gostosa.  Alias durante o seu preparo a  cozinha fica com um cheiro muito bom. Um dica: compre o peguari aferventado na feira. O pacote custa em média 20,00 o com 1kilo.
Caldo de Peguari
Peguari, cebola, tomate, coentro e camarão seco, leite de coco. Na panela no fogo, despeje na mistura farinha e água de coco e azeite de dendê. Por se tratar de um molusco deve-se cozinhar bastante. então sempre esteja atento para estar colocando água até que a textura dele esteja bem macia. Triture no liquidificador depois de cozido; deixe uns inteiros para misturar ao caldo. Não esqueça da pimenta e do limão! sirva quente. Mas o mais suspreendente e caracterísco das nossa culinária  é o cheiro…a casa fica com um cheiro muito gostoso de comida baiana…

Por:Rosilda Oliveira

http://www.culturabaiana.com.br/peguari/

Quer mais? Então tá. Lá vai!

PEGUARI

Strombus pugilis ou Peguari

Strombus pugilis ou Peguari


Lave para retirar a areia do molusco. Cozinhe. Lave de novo para tirar mais areia. Leve ao fogo por 15 minutos. Passe por uma peneira. 

PIRÃO
Bata no liquidificador: caldo de peguari, cebola, alho, coentro e camarão seco. Na panela no fogo, despeje na mistura farinha e água de coco.

 

Bonitinha para o Lobo Mau!

Suco de Pepino (para emagrecer)

O pepino é um ótimo tônico para o fígado, rins, visícula e dá força aos cabelos e unhas, pelo seu alto teor de sílica e flúor.

Seu suco é utilizado nas inflamações do tubo digestivo e da bexiga.

O pepino tem também ação purificante e serve para eliminar a gordura da pele.Ele deve ser consumido sempre com casca (bem lavado), pois é nela que se encontram substâncias que o tornam de fácil digestão.

Além disso, o pepino é um diurético natural e de grande ajuda na dissolução de cálculos renais.É rico em potássio, o “mineral da juventude”, que proporciona flexibilidade aos músculos e dá elasticidade às células que compõem a pele. Isso resulta em rejuvenescimento da epiderme e do rosto.

Receita

. 1 PEPINO MÉDIO (USE O NORMAL, E NÃO O JAPONÊS).

1 LITRO E 200 DE ÁGUA.

1 PACOTE DE SUCO LIGHT EM PÓ (USEI CLIGHT DE ABACAXI COM HORTELÃ).

GOTAS DE ADOÇANTE (OPCIONAL – EU NÃO USO)

Modo de fazer

Lave muitíssimo bem o pepino, corte-o em pedaços e coloque-o no liquidificador Acrescente água e o suco em pó. Bata por uns 30 segundos ou até que o pepino dissolva por completo,coe para retirar a espuma e a parte fibrosa. Adcione gelo e beba.

http://www.umbigonofogao.com/

MOQUECA DE CAMARÃO CREMOSA


INGREDIENTES

1kg de camarão limpo e temperado

2 dentes de alho espremidos

1 cebola média pequena branca picada

4 colheres (sopa) de azeite de oliva

2 tomates máedio maduros picados

1 pimentão médio vermelho picado

4 colheres (sopa) de cebolinha verde picada

4 colheres (sopa) de coentro picado (folhas)

1 caixa de polpa de tomate pequena 400 ml de leite de coco

2 colheres (sopa) de maisena

Modo de Preparo

Tempere o camarão com o : Sal, alho e pimenta branca Refogue o alho, a cebola no azeite de oliva, em seguida acrescente: o tomate, o pimentão,a cebolinha , o coentro e a polpa de tomate e cozinhe por 3 minutos. Coloque o camarão, deixe ferver e em seguida coloque o leite de coco, acerte o sal e deixe cozinhar por mais 5 minutos Depois da moqueca pronta, com uma escumadeira retire os camarões com um pouco dos temperos, e leve para outra panela. O restante dos temperos e o caldo que ficou na panela do cozimento, despeje no liquidificador, bata bem. Devolva esta mistura para panela onde esta o camarão e os temperos, dissolva a maisena em um pouco de leite de coco e mexa por 2 minutos até que o molho dê uma leve engrossada. Sirva com arroz branco, aqui coloque alguns camarões recheado com azeite de oliva e ervas finas (SALSA, ALECRIN, OREGANO) PIRÃO, feito com o caldo do camarão

http://pt.petitchef.com/receitas/moqueca-de-camarao-cremosa-fid-175333

Cação Assado com Cebola Roxa

Ingredientes:
4 Postas de cação limpo,
Sal e pimenta do reino
3 cebolas roxas
1 copo de vinho branco
Sal e pimenta do reino

Preparo:

  • Tempere o peixe com o sal e pimenta e deixe descansar por uma hora.
  • Corte em rodelas as cebolas não muito grossas e transfira para uma assadeira untada.
  • Faca uma camada com metade das cebolas e ponha o peixe por cima.
  • Cubra o peixe com a cebolas restantes e regue com o vinho branco.
  • Cubra com papel alumínio e leve ao forno médio preaquecido por 20 minutos, aproximadamente, ou até o peixe ficar macio.
  • Sirva em seguida.                                                                                    http://tvtem.globo.com/culinaria/receita.asp?codigo=6252&EditoriaID=22

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s